Amostragem de Insumos PDF Imprimir E-mail

 

Fertilizantes químicos sólidos e corretivos

A coleta de amostras do lote de produto deve ser feita tomando-se frações retiradas do mesmo, as quais, uma vez reunidas, homogeneizadas e quarteadas, darão origem às amostras representativas daquele lote, embaladas em porções de aproximadamente 250g.

Usar sonda de tubo duplo perfurado com ponta cônica, retirando as frações de cada saco a ser amostrado, inserindo diagonalmente a sonda fechada e abrindo-a dentro do saco, para que o produto possa cair pelo furo, em seguida fechar e retirar a sonda. O produto a ser amostrado deverá ser coletado de sacos escolhidos ao acaso, para que a amostra seja representativa do lote, e o número mínimo amostrado deve ser conforme discriminado como segue:

 

Tamanho do lote (sacos)

Número mínimo de sacos amostrados

Até 10

Totalidade

11 a 50

10

51 a 100

20

Superior a 100 até 2.000

20 mais 2% da totalidade

Quando o lote for superior a 2.000 sacos, deverá ser dividido em lotes de 2.000 sacos ou fração.

 

Produto a granel

Com o auxílio de sonda introduzida até a sua altura total e verticalmente sempre que possível, em lotes de até 100 t, retirar no mínimo 10 porções, em pontos diferentes e escolhidos ao acaso, de forma que a amostra seja representativa de todo o lote. Em lotes superiores a 100 t, deverão ser retiradas 10 porções mais 5 para cada 100 toneladas ou fração.

As porções de amostra coletadas deverão ser colocadas em recipiente limpo e seco, homogeneizadas e quarteadas.


Fertilizante orgânico "composto"

Em cada lote de 100t ou fração de produto, coleta-se porções em no mínimo 20 pontos e a diferentes profundidades, até se obter de 50 a 100 quilogramas de produto. Na coleta das porções pode-se utilizar pá, enxada ou instrumento adequado para a coleta. A partir de 100 toneladas ou fração serão coletadas mais dez porções para cada cem toneladas ou fração, as quais serão adicionadas às porções iniciais e homogeneizadas para obtenção das quatro amostras finais, de aproximadamente 1,0 a 1,5 kg, obtidas por quarteação.


Fluído

Produto embalado

As porções do produto que comporão a amostra deverão ser retiradas do lote em unidades ao acaso, nas seguintes proporções mínimas:
- até cem unidades: em uma única unidade, após agitar convenientemente o seu conteúdo;
- mais de cem unidades: mais uma unidade para cada quinhentas unidades ou fração, após agitar seus conteúdos;

 

Nutrição Animal

Produtos ensacados

Proceder à colheita segundo a tabela abaixo:

 

Tamanho do lote (sacos)

Número mínimo de sacos amostrados

Até 10

5 amostras de unidades diferentes

11 a 100

15% da partida com número mínimo de 10 unidades

Superior a 100

5% da partida com número mínimo de 15 unidades

IMPORTANTE:

Nunca retirar a amostra de um único ponto, pois a mesma é casual e não permite conclusões quanto à qualidade do produto.


A granel


Utilizar sonda de profundidade com cruzeta móvel, nas medidas aproximadas de 1,60 m de comprimento e 0,05 m de diâmetro, introduzindo-a por impulsão forçada. Adotar um mínimo de oito pontos localizados, aplicados a cargas menores, e 16 pontos para quantidades maiores (carretas e vagões), sempre intercalando as posições vertical e inclinada da sonda.

IMPORTANTE:

O instrumento de coleta deverá necessariamente abranger as partes superior, media e inferior do material em todos os pontos.


Fluído

Amostrar produtos no estado liquido ou pastoso com sonda especifica, abrangendo as partes superior, media e inferior do recipiente.